Pages

Exposição Aurora - Denissena

Texto da exposição de arte contemporânea intitulada Aurora do artista visual Denissena no Parque Histórico Castro Alves, na cidade Cabaceiras do Paraguaçu, recôncavo baiano

O artista visual Denissena presta homenagem a Castro Alves com a exposição temporária “Aurora” em cartaz no Parque Histórico Castro Alves (PHCA) – onde nasceu o poeta, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano. São nove telas onde o artista utiliza de técnica mista, acrílico e spray, para trazer a poética inspirada nos poemas como Vozes D’África, O Navio Negreiro, A Duas Flores, A Violeta, O “Adeus” de Teresa e A Canção do Africano.


Também chamado de operário cultural, Denissena é autodidata. Possui um repertório rico e uma produção artística que reúne diferentes tipos de linguagens - caricaturas, desenhos, pinturas, arte digital e esculturas. Através de suas telas nos faz refletir conceitos de identidade e cidadania.

Para esta homenagem, Denissena mergulhou no legado de Castro Alves. Leu e ouviu suas poesias declamadas para, num processo orgânico, extrair imagens abstratas e elementos figurativos que representem a sensibilidade e o discurso político do poeta. Também se utiliza de fragmentos dos poemas para convidar as pessoas a lerem, a conhecerem o trabalho do poeta. “É importante mergulhar no passado para falar de Castro Alves que é referência em poesia. Esta exposição propõe esse resgate, principalmente para as novas gerações que precisam se interessar mais pela cultura, pois a arte transforma vidas e ajuda a minimizar as desigualdades tão presentes no nosso dia a dia”.

Para Denissena, “Aurora” é poesia visual no céu que surge antes do amanhecer, é a lembrança da arte que está presente em todos os nossos dias. “Aquele tom de azul é inspiração para muitos, especialmente para os artistas. Acredito que o saudoso e eterno Castro Alves também se encantou e se inspirou muito na madrugada. Com isso quero dizer que Castro Alves não morreu. Salve a aurora! Salve a poesia visual! Salve Castro Alves!”.


www.denissena.com

Nenhum comentário: