Pages

O Grafite e seus poderes

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO Profa. Márcia de Freitas Cordeiro 2017.1 Aluno/Aluna: ISNARA GOTADO Diário de Campo nº: 6 Data de realização: 06/07/2017 Local (tema do diário): CORREDOR 4° ANDAR Horário de realização: 15:00h O Grafite e seus poderes A correria do dia-a-dia tem o poder de nos distanciar fisicamente das pessoas, mas as tecnologias conseguem nos aproximar, no entanto, desta vez foi a vez da arte, ela conseguiu me fazer sentir abraçada ao vê um grafite estampado na parede de uma sala de pesquisa (GRUPO REDEPECT) que fica FACED. Caminhando pelo 4° andar, tive a curiosidade de olhar para dentro de todas as salas, quando uma de repente chamou minha atenção, dando uma acelerada no meu pobre coração. A sala fica à direita da escada, próxima à biblioteca, no lado oposto aos armários no corredor da biblioteca. Na sala, percebi um grafite me olhando, era um trabalho feito por meu melhor amigo que estava me visitando e dizendo que em mais um lugar eu não estava só. Seus traços bem detalhados geometricamente e com cores fortes, chamam atenção de quem passa. Naquele instante me peguei pensando, que sempre que sentir falta do Denissena, eu posso correr e passar um tempo admirando o seu grafite, e daí, me sentir acompanhada e fortalecida. Para além da amizade e nostalgia, penso no quanto fico feliz ao passear pela FACED e perceber que muitas coisas tem mudado nesse espaço. Noutrora, todas as paredes tinham tons de cinza, branco e no máximo o marrom/bege. Mas,depois de muitas discussões,diálogos, (des)entendimentos já é notória a diferença e vida nos espaços. Os pátios ganharam pinturas de grandes ícones e referência da educação, algumas salas também pegaram como exemplo e estão aderindo às cores que nos estimulam à novos desejos na aprendizagem. Muito diferente de alguns institutos como: ICS; PAFI, ISC, ADM, Direito e muitas outras, que tem suas extremamente sem vida, a Faced tem dado atenção às diferentes linguagens. Todo esse colorido, me faz remorar do tempo em que eu fazia parte do Projeto Rasuras, grupo de extensão que tem o nome de Letramento de Reexistência, tendo como objeto principal as expressões do hiphop e suas vertentes. O grupo era conduzido pela professora doutora Analú (Ana Lúcia Silva Souza) e os encontros aconteciam no Instituto de Letras, situado no bairro de Ondina, Salvador-BA. Vê o grafite na Faculdade de Educação da UFBA, me faz acreditar na mudança que a universidade vem passando, na tentativa de abraçar todas as culturas e reconhecer as variadas formas de educar. Segundo Angela Keimam(2005), letramento é uma prática de linguagem coletiva e colaborativa (sociocultural) que usa a língua escrita e a oralidade como meios de aprendizado contínuo e para todos. A leitura é uma das ferramentas e o professor, é um dos agentes de letramentos. A importância da leitura e o uso de diversos letramentos tem colaborado para a transformação positiva da sociedade que a exercita. A exemplo, o uso do hip-hop como comunidade negra usando os elementos- Rap,Dj, Grafite, Dança como ferramenta (Souza, 2011 ) Terminar de digitar. Conheça as produções do artista visual Denissena no web site : www.denissena.com

Nenhum comentário: