Pages

Memoráveis personalidades baianas

Atriz e Ialorixá Chica Xavier (22 de janeiro de 1932, Salvador, Bahia. Falecimento: 8 de agosto de 2020, Rio de Janeiro)
Primeira travesti baiana Floripes (Falecimento> 03 de julho 1984)
Capoerista Besouro Mangangá (Nascimento: 1895, Santo Amaro, Bahia. Falecimento: 24 de julho de 1924, Santo Amaro, Bahia)
Primeira médica afro-brasileira Maria Odília Teixeira (São Felix, 05 Março de 1884 – Salvador, 1970)
Ator, cantor e Compositor Xisto Bahia (Nascimento: 6 de agosto de 1841, Salvador, Bahia. Falecimento: 30 de outubro de 1894, Caxambu, Minas Gerais)
Adolfo Antônio Nascimento, conhecido como Dodô (Salvador, 10 de novembro de 1920 — Salvador, 15 de junho de 1978) foi técnico em eletrônica, artesão, instrumentista e um dos inventores (o outro foi Osmar Macedo) do trio elétrico do carnaval baiano
Guarda Pelé- Nos anos 60 e 70, controlava o trânsito do centro de Salvador, presente na Avenida Sete, Centro Histórico e Baixa dos Sapateiros. Usava o seu apito mágico, além das coreografias que mexiam com o imáginário do público baiano.
Intelectual, geografo e pensador Milton Santos (Nascimento: 3 de maio de 1926, Brotas de Macaúbas, Bahia Falecimento: 24 de junho de 2001, São Paulo, São Paulo)
Artista plástico Gil Abelha
Artista plástico Francisco Santos
Historiador, advogado e professor Sid Teixeira (Nascimento 11 de novembro de 1924S, Salvador. Falecimento: 21 de dezembro de 2021, Salvador)
Professor Hélio Rocha (Falecimento: 21 de dezembro de 2022, 99 anos)
O argentino baiano e artista plástico Carybé (Nascimento: 7 de fevereiro de 1911, Lanús, Argentina.Falecimento: 2 de outubro de 1997, Salvador, Bahia)
Mestre Didi Deoscóredes Maximiliano dos Santos foi um escritor, artista plástico e sacerdote afro-brasileiro. Conhecido popularmente como Mestre Didi, era filho de Maria Bibiana do Espírito Santo e Arsênio dos Santos. Wikipédia. Nascimento: 2 de dezembro de 1917, Salvador, Bahia. Falecimento: 6 de outubro de 2013, Salvador, Bahia
Homenagem ao querido Juarez Marialva Tito Martins Paraiso é um escultor, pintor, gravador e desenhista e professor brasileiro, imortal da Academia de Letras da Bahia cadeira 39. Wikipédia. Nascimento: 3 de setembro de 1934 (idade 88 anos), Rio de Contas, Bahia.
Homenagem ao músico Mateus Aleluia Lima, conhecido como Seu Mateus ou Mateus Aleluia (nascido em Cachoeira, 25 setembro de 1943) é um musico, cantor, compositor e Pesquisador brasileiro, remanescente da formação original do conjunto musical Os Tincoãs. Nascimento: Cachoeira, Bahia. Filmes: Aleluia - O Canto Infinito do Tincoã, Orin: Música Para os Orixás. ____________________________________________________________ Série de arte digital intitulada "Personalidades Baianas", que fizeram história na cidade Salvador, Bahia, Brasil e mundo. Memória visual que traz , os seguintes nomes: Chica XavierTravesti de Salvador, Floripes, Xisto Bahia, Maria Odília Teixeira, Besouro Mangangá, Guarda Pelé, o músico Dodó, Milton Santos, Gil Abelha, Francisco Santos, Sid Teixeira, Hélio Rocha, Carybé, Mestre Didi e homenagem em vida a Juarez Paraiso e Mateus Aleluia. ____________________________________________________________ Arte digital. Autoria do artista visual Denissena Fóssil. @operariocultural

Nenhum comentário: