Com a pandemia, a comemoração do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira, 20, será diferente. Presença marcante nas programações dessa data, o grupo Performáticos Quilombo fará uma apresentação musical remota às 19 horas no YouTube. O espetáculo abre o ciclo de eventos culturais e acadêmicos promovido pelo Grupo Educacional ACBEU, em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro e o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, para fomentar a reflexão sobre equidade de gênero e raça.
O show reúne diferentes linguagens artísticas, como poesia, teatro, grafitismo e dança, revelando os encantos do afro pop brasileiro. O repertório do grupo traz canções de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Lazzo Matumbi, Gerônimo, Tiganá Santana e também algumas autorais, como "Quilombo" e "Obrigação". Também há espaço para declamar poesias de Castro Alves e Fernando Pessoa.
De acordo com Antônio Soares, diretor do "Performáticos Quilombo", o grupo afro pop nasceu impulsionado pela necessidade de provocar reflexões sobre as contribuições artísticas e culturais de raízes afrodescendentes. "Um grito de resistência poético, forte e doce, que foi comunicado como um sopro de vento, através de um sonho lindo. Somos apenas mensageiros dessa sinalização!", pontua o artista.
A apresentação será gratuita no canal do Grupo Educacional ACBEU no YouTube (youtube.com/acbeubahia).
| SERVIÇO |
Espetáculo Performáticos Quilombo
Data: sexta-feira, 20, às 19 horas
O Afro Pop "Performáticos Quilombo" se define pela fusão de culturas promovida pela integração de múltiplas linguagens artísticas. Em cena, elementos da cultura afro-brasileira e afro-americana se misturam para uma experiência pluri-artística e afro-referenciada. Ao longo do espetáculo, dança, artes visuais, poesia, teatro e música levam ao espectador uma fusão de temas, cores e sons inspirados nas duas culturas diaspóricas.
Onde: canal do Grupo Educacional ACBEU no YouTube (youtube.com/acbeubahia)
Clipping. Performáticos Quilombo..
Nenhum comentário:
Postar um comentário