O Espaço Cultural Beija-Flor Cobra Criada recebe a exposição virtual “A Criança Eterna”, do artista visual, ilustrador, escultor, grafiteiro e arte-educador Denissena. O Operário Cultural, como ele gosta de ser chamado.
A exposição virtual “A Criança Eterna”, do artista Denissena, reaviva a memória de nossa infância por meio dos registros de brincadeiras e de brinquedos populares, praticados em diversos ambientes sociais do passado e do presente.
Seu trabalho nos remete furtivamente à obra do pintor Ivan Cruz, pela similaridade da paleta de cores e pela temática da infância. Mas logo reconhecemos que estamos diante de um artista näif, de grande potencial intuitivo, simplicidade e sentimentos.
Os desenhos de Denissena nos apresentam uma crônica social saudosista do ‘Homem Ludo’, que num ato de resistência mantém em si a criança eterna, que ora brinca coletivamente, ora brinca individualmente, sem perder o encantamento pela imaginação e pelo prazer.
Ao contemplar seu trabalho, podemos imaginar as noites de verão e os dias de calor de um passado, quando o que importava era somente a diversão e a algazarra das ruas. Também podemos imaginar os dias frios e solitários, das brincadeiras realizadas nos espaços restritos.
Outra característica potente do trabalho é a expressão dos personagens, que nos remetem aos cartuns, apresentando uma síntese visual dessa linguagem.
Neste momento de pandemia, Denissena nos lembra a importância do viver coletivamente. De nos misturarmos uns aos outros com alegria. De estarmos imbuídos de um senso de equipe e de solidariedade. Pois é na convivência diária que construímos uma sociedade capaz de superar adversidades.
A exposição “A Criança Eterna” contará ainda com quatro animações, que serão postadas durante a semana.
Gostaríamos de agradecer as preciosas contribuições das parceiras Amanda Midori, Doutoranda em Arte Educação na Instituição de Ensino Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto/Portugal, e Rosilaine Cazorla, Arte Educadora do Programa Juventudes do Sesc São Paulo, formada em Artes Plástica pela FEBASP – Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Esta Exposição será compartilhada com a Escola Básica Maria Dutra Gomes, da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. Os alunos dos 6º e 7º anos serão orientados pela Professora de Arte Ana Peixoto, e farão uma leitura do trabalho durante o mês de outubro. Essas leituras também serão publicadas neste Espaço.
Espaço Cultura Beija-Flor Cobra Criada é destinado a promover trocas, através de diálogos, mostras, estudos e vivências, nas diversas áreas do conhecimento. Idealizamos, elaboramos e produzimos ações socioculturais, na forma de intercâmbios, em nível nacional e internacional.
Outubro de 2020, Itajaí - Santa Catarina, Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário