Pages

Série Personalidades da História Africana

Nzinga Mbande Cakombe

Rainha Nzinga Mbande Cakombe
Reinou na década de 1620 a 1663. Falecimento 17 de dezembro de 1663.
Foi uma rainha (Ngola) dos reinos do Ndongo e de Matamba, no sudoeste
da África, no século XVII, Angola.


Shaka Zulu

kaSenzangakhona, também conhecido como Shaka Zulu, às vezes escrito como Tshaka, Tchaka ou Chaka, foi um chefe tribal e estrategista militar, que transformou os zulus de uma etnia com pouca expressão territorial em um império que ensombrou os desígnios coloniais britânicos. 
Nascimento: 1787, Kwazulu-Natal, África do Sul.
Assassinato: 22 de setembro de 1828


Josina Machel

Josina Machel (em solteira, Josina Muthemba) foi uma das jovens que na juventude fugiram de Moçambique para se integrarem na Frelimo e lutarem pela independência do seu país. Em 1969.
Falecimento 07 de abril 1971, vítima de doença. Com a independência de Moçambique, esta data foi consagrada 
como Dia da Mulher Moçambicana
Kwame Nkrumah
O Muito Honorável Doutor Conselheiro Privado Kwame Nkrumah foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro entre 1957 e 1960 e presidente de Gana de 1960 a 1966. 
Nascimento: 21 de setembro 1909, Nkroful, Gana. Falecimento: 27 de abril de 1972, Bucareste, Roménia.
Líder da primeira independência africana.

Amílcar Lopes Cabral foi um político, agrônomo e teórico marxista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. 
Nascimento: 12 de setembro de 1924, Batafá, Guiné-Bissau. Falecimento: 20 de janeiro de 
1973, Conakri, Guiné. 

Fela Kuti

Conhecido profissionalmente como Fela KutiFela Anikulapo Ransome Kuti ou simplesmente Fela, foi um multi-instrumentista nigeriano, m´suico e compositor, pioneiro do gênero musical Afrobeat, ativista político e dos direitos humanos. Ele tem sido chamado de "superstar, cantor, músico, panafricanista, polígamo, místico, lenda". Durante o auge de sua popularidade, ele foi saudado como um dos mais "desafiadores e carismáticos artistas musicais" da África.
Fela Kuti nasceu em Abeokuta, no estado de Ogun, na Nigéria, em uma família de classe média alta do ramo Igbá dos Iourubás.
Nascimento: 15 de outubro 1938. Falecimento: 02 de agosto 1997 (58 anos).

Thomas Sankara

Thomas Isidore Noël Sankara (Yako, 21 de dezembro 1949 - Ouagadougou, 15 de outubro de 1987) foi um militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político de Burkina Faso. Foi um popular capitão e o primeiro-ministro quando o país ainda se chamava Reúblicado Alto Volta. Logo depois, tornou-se o quinto presidente voltense desde a libertação do jugo francês e o primeiro de Burkina Faso.
Ele também enunciou os objetivos da "revolução democrática e popular" com as tarefas de erradicar a corrupção, a luta contra a degradação ambiental, o empoderamento das mulheres, e aumentar o acesso à educação e cuidados de saúde, com o objetivo maior de eliminar resquícios da dominação colonial francesa. Durante o curso de sua presidência, Sankara implementou com sucesso programas que muito reduziram a mortalidade infantil, aumentaram as taxas de alfabetização e freqüência escolar, aumentaram o número de mulheres que ocupam cargos governamentais.[1] Seu governo tentou abolir também os privilégios tribais e baniu as mutilações genitais, os casamentos forçados e a poligamia. Além disso, foi bem sucedido em promover campanhas contraceptivas e vacinações infantis. Na frente ambiental, somente no primeiro ano de sua presidência, 10 milhões de árvores foram plantadas, em um esforço para combater a desertificação.
Ahmed Sékou Touré

Ahmed Sékou Touré foi um líder político africano e presidente da República da Guiné de 1958 até sua morte em 1984. Touré foi um dos primeiros nacionalistas guineanos envolvido na libertação do país da França. Chefe da Reunião Democrática Africana, em 1956 empenhou-se numa luta antifrancesa. Wikipédia
Nascimento: 9 de janeiro de 1922, Faranah, Guiné
Falecimento: 26 de março de 1984, Cleveland Clinic

Elizabeth Christobel Edith Bagaaya Akiiki de Toro

A princesa Elizabeth Christobel Edith Bagaaya Akiiki de Toro é a Batebe do Reino de Toro. Ela é advogada, política, diplomata e modelo de Uganda. Ela foi a primeira mulher do leste africano a ser admitida na Ordem dos Advogados. Ela é tia paterna do rei de Toro, Rukidi IV. 
Nascimento: 9 de fevereiro de 1936 (idade 84 anos), Reino de Toro, Uganda

Kimpa Vita
Dona Beatriz Kimpa Vita, também conhecida como Beatrice de São Salvador do Congo e Kimpa Vita, foi uma profetiza e líder política do reino do Congo, sendo também líder política da capital congolesa, Mabanza Congo, durante uma brevidade de tempo. 
Nascimento: 1684, Reino do Congo. Falecimento: 2 de julho de 1706

Ilustrações de arte digital inspiradas nas personalidades da história africana.
Imagens personalizadas na referência da identidade das esculturas africanas, que traduzem o passado, presente e futuro.
Autoria do artista visual Denissena


#serieiconesdaafrica #art #historia
Fonte Wikipédia


Nenhum comentário: