Pages

Na janela





Olhar fotográfico na empresa BASF
Polo Petroquímico de Camaçari-Ba
Olhar poético do artista visual Denissena.


Arte na BASF










 


Intervenção artística e decorativa na sala de reunião do setor de manutenção da empresa BASF, Polo Petroquímico de Camaçari -Ba.
Produção do artista visual Denissena.






Mascote - ParkSonoro



Mascote Rasta da banda Parksonoro.
Autoria do artista visual Denissena.

Confira o trabalho musical da banda Parksonoro:



Catálogo - Black Brazil Art



Pintura em tela do artista visual Denissena. Título Nega do Cabula, Tamanho 60 x 60. Fruto da exposição Mulheres - (In) visíveis. Novembro de 2019 a março de 2020. Museu da Comunicação Social Hipólito José da Costa, Centro Histórico da cidade Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.


Catálogo virtual e impresso da I Bienal Black Brazil Art

Acesse e contemple a arte contemporânea afro-brasileira.


https://issuu.com/blackbrazilarte/docs/catalogo.bbba

Dia da África - 25 de maio

Zumbi dos Palmares - O Senhor da guerra

Ilustração de arte digital inspirada em Zumbi dos Palmares
                                   Autoria do artista visual Denissena

Série Personalidades da Afro-americanos

Angela Yvonne Davis (Birmingham, 26 de janeiro de 1944) é uma professora e filósofa socialista estadunidense que alcançou notoriedade mundial na década de 1970 como integrante do Partido Comunista dos Estados Unidos, dos Panteras Negras,  por sua militância pelos direitos das mulheres e contra a discriminação social e racial nos Estados Unidos e por ser personagem de um dos mais polêmicos e famosos julgamentos criminais da recente história dos Estados Unidos.
Nelson Mandela - Madiba

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder rebelde e presidente da África do Sul de 1994 a 1999, considerado como o mais importante líder da África Negra, vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, e pai da moderna nação sul-africana, onde é normalmente referido como Madiba ou "Tata.
Nascimento18 de julho de 1918, Mvezo, África do Sul. Falecimento: 5 de dezembro de 2013, Houghton, Johanesburgo, África do Sul.

Martin Luther King JR

Martin Luther King Jr. foi um pastor protestante batista e ativista político estadunidense que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até seu assassinato em 1968.
 Nascimento: 15 de janeiro 1929. Falecimento: 04 de abril 1968
"Eu tenho um sonho."
Malcolm X

Al Hajj Malik Al-Shabazz, mais conhecido como Malcolm X (nome de nascimento: Malcolm Little; Omaha, 19 de maio 1925 - Nova York  e, 21 de fevereiro 1965), foi um dos maiores defensores do Nacionalismo Negro nos Estados Unidos. Fundou a Organização para a Unidade Afro-Americana, de inspiração separatista. Defensor dos direitos dos afro-americanos, conseguiu mobilizar brancos e negros na conscientização sobre os crimes cometidos contra a população afro-americana. Em 1998, Paul Gray, da revista Time, colocou a Autobiografia de Malcom X entre os 10 livros de não ficção mais importantes do século XX.

Tupac Skakur 

Tupac Amaru Shakur (nascido Lesane Parish Crooks,  Nova York, 16 de junho 1971 - Las Vegas, 13 de setembro 1996), mais conhecido pelos seus nomes artísticos 2PacMakaveli ou apenas Pac, foi um rapper ator e compositor estadunidense , considerado por muitos como um dos melhores e mais importantes rappers de todos os tempos.  Em 2010, ele já havia vendido pelo menos 75 milhões de cópias pelo mundo.[7] Além de ser músico, Tupac também foi ator e ativista social.[ A maioria das suas canções tratam sobre como crescer no meio da violência e da miséria nos guetos, o racismo, os problemas da sociedade e os conflitos com os outros rappers. O trabalho de Shakur é conhecido] por defender a igualdade política, econômica, social e racial. Antes de entrar para a carreira artística, ele era um roadie e dançarino de hip hop alternativo.  Começou a fazer sucesso quando entrou para o grupo Digital Underground. 


Zumbi dos Palmares 

Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares,  nome completo Francisco Nzumbi , foi um líder quilombola brasileiro , o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Zumbi nasceu na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no estado de Alagoas, Brasil
Nascimento: 1655, Serra da Barriga, Capitania de Pernambuco, Brasil Colonial. Falecimento: 20 de novembro de 1965 (40 anos). Casado com Dandara dos Palmares.





Ilustrações de arte digital inspiradas nas personalidades da história afro-americana.
Autoria do artista visual Denissena


 #art #historia
Fonte Wikipédia

Série Personalidades da História Africana

Nzinga Mbande Cakombe

Rainha Nzinga Mbande Cakombe
Reinou na década de 1620 a 1663. Falecimento 17 de dezembro de 1663.
Foi uma rainha (Ngola) dos reinos do Ndongo e de Matamba, no sudoeste
da África, no século XVII, Angola.


Shaka Zulu

kaSenzangakhona, também conhecido como Shaka Zulu, às vezes escrito como Tshaka, Tchaka ou Chaka, foi um chefe tribal e estrategista militar, que transformou os zulus de uma etnia com pouca expressão territorial em um império que ensombrou os desígnios coloniais britânicos. 
Nascimento: 1787, Kwazulu-Natal, África do Sul.
Assassinato: 22 de setembro de 1828


Josina Machel

Josina Machel (em solteira, Josina Muthemba) foi uma das jovens que na juventude fugiram de Moçambique para se integrarem na Frelimo e lutarem pela independência do seu país. Em 1969.
Falecimento 07 de abril 1971, vítima de doença. Com a independência de Moçambique, esta data foi consagrada 
como Dia da Mulher Moçambicana
Kwame Nkrumah
O Muito Honorável Doutor Conselheiro Privado Kwame Nkrumah foi um líder político africano, um dos fundadores do Pan-Africanismo. Foi primeiro-ministro entre 1957 e 1960 e presidente de Gana de 1960 a 1966. 
Nascimento: 21 de setembro 1909, Nkroful, Gana. Falecimento: 27 de abril de 1972, Bucareste, Roménia.
Líder da primeira independência africana.

Amílcar Lopes Cabral foi um político, agrônomo e teórico marxista da Guiné-Bissau e de Cabo Verde. 
Nascimento: 12 de setembro de 1924, Batafá, Guiné-Bissau. Falecimento: 20 de janeiro de 
1973, Conakri, Guiné. 

Fela Kuti

Conhecido profissionalmente como Fela KutiFela Anikulapo Ransome Kuti ou simplesmente Fela, foi um multi-instrumentista nigeriano, m´suico e compositor, pioneiro do gênero musical Afrobeat, ativista político e dos direitos humanos. Ele tem sido chamado de "superstar, cantor, músico, panafricanista, polígamo, místico, lenda". Durante o auge de sua popularidade, ele foi saudado como um dos mais "desafiadores e carismáticos artistas musicais" da África.
Fela Kuti nasceu em Abeokuta, no estado de Ogun, na Nigéria, em uma família de classe média alta do ramo Igbá dos Iourubás.
Nascimento: 15 de outubro 1938. Falecimento: 02 de agosto 1997 (58 anos).

Thomas Sankara

Thomas Isidore Noël Sankara (Yako, 21 de dezembro 1949 - Ouagadougou, 15 de outubro de 1987) foi um militar, revolucionário marxista, pan-africanista e líder político de Burkina Faso. Foi um popular capitão e o primeiro-ministro quando o país ainda se chamava Reúblicado Alto Volta. Logo depois, tornou-se o quinto presidente voltense desde a libertação do jugo francês e o primeiro de Burkina Faso.
Ele também enunciou os objetivos da "revolução democrática e popular" com as tarefas de erradicar a corrupção, a luta contra a degradação ambiental, o empoderamento das mulheres, e aumentar o acesso à educação e cuidados de saúde, com o objetivo maior de eliminar resquícios da dominação colonial francesa. Durante o curso de sua presidência, Sankara implementou com sucesso programas que muito reduziram a mortalidade infantil, aumentaram as taxas de alfabetização e freqüência escolar, aumentaram o número de mulheres que ocupam cargos governamentais.[1] Seu governo tentou abolir também os privilégios tribais e baniu as mutilações genitais, os casamentos forçados e a poligamia. Além disso, foi bem sucedido em promover campanhas contraceptivas e vacinações infantis. Na frente ambiental, somente no primeiro ano de sua presidência, 10 milhões de árvores foram plantadas, em um esforço para combater a desertificação.
Ahmed Sékou Touré

Ahmed Sékou Touré foi um líder político africano e presidente da República da Guiné de 1958 até sua morte em 1984. Touré foi um dos primeiros nacionalistas guineanos envolvido na libertação do país da França. Chefe da Reunião Democrática Africana, em 1956 empenhou-se numa luta antifrancesa. Wikipédia
Nascimento: 9 de janeiro de 1922, Faranah, Guiné
Falecimento: 26 de março de 1984, Cleveland Clinic

Elizabeth Christobel Edith Bagaaya Akiiki de Toro

A princesa Elizabeth Christobel Edith Bagaaya Akiiki de Toro é a Batebe do Reino de Toro. Ela é advogada, política, diplomata e modelo de Uganda. Ela foi a primeira mulher do leste africano a ser admitida na Ordem dos Advogados. Ela é tia paterna do rei de Toro, Rukidi IV. 
Nascimento: 9 de fevereiro de 1936 (idade 84 anos), Reino de Toro, Uganda

Kimpa Vita
Dona Beatriz Kimpa Vita, também conhecida como Beatrice de São Salvador do Congo e Kimpa Vita, foi uma profetiza e líder política do reino do Congo, sendo também líder política da capital congolesa, Mabanza Congo, durante uma brevidade de tempo. 
Nascimento: 1684, Reino do Congo. Falecimento: 2 de julho de 1706

Ilustrações de arte digital inspiradas nas personalidades da história africana.
Imagens personalizadas na referência da identidade das esculturas africanas, que traduzem o passado, presente e futuro.
Autoria do artista visual Denissena


#serieiconesdaafrica #art #historia
Fonte Wikipédia


Logo - Performáticos Quilombo


Logo - Identidade visual dos Performáticos Quilombo. 

Autoria do artista visual Denissena.




Fóssil peixe





A reinvenção imaginária da marca Fóssil 

Plugado monkey









Personagem Plugado monkey. 

O diálogo com a marca Fóssil. Ilustração de arte digital. 
Artista visual Denissena


Personagem - Escultura de ferro




Escultura de ferro.

O imaginário artístico em tempos de corona vírus.
Autoria do artista visual Denissena.