Festivais abertos ao público promovem homenagens ao poeta Castro Alves
Crianças, jovens e adultos participam do 18º Festival de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves e do 5º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Antônio de Castro Alves que acontecem na tarde do sábado (9) no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), localizado na Fazenda Cabaceiras (em Cabaceiras do Paraguaçu, Recôncavo baiano, a 170 km de Salvador) – local onde nasceu o poeta. Os festivais fazem parte das comemorações pelos 172 Anos de Nascimento do Poeta Castro Alves, a ser comemorado em 14 de março. As inscrições estão abertas até 8/3 e podem ser feitas no PHCA (Praça Castro Alves, 106, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu/BA) e/ou pelo telefone (75) 3681-1102; de segunda a quinta-feira das 9h às 12h e das 14h às 17h.
No sábado (9) serão selecionados os cinco melhores declamadores nas categorias adulto e infantil. Os jurados analisam originalidade (criatividade utilizada para a apresentação do poema), dicção (clareza das palavras pronunciadas na declamação), fluência verbal (correção e a pronúncia das palavras) e fidelidade ao texto (exatidão e o respeito a todos os versos e palavras do poema). O júri será composto por professores, historiadores, diretores de teatro, escritores e representantes da Diretoria de Museus (Dimus) da Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
Em 14/03, além das atividades solenes realizadas em parceria com a Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu, a programação (veja completa abaixo) retorna ao PHCA para as premiações dos concursos (quando os cinco primeiros colocados de cada categoria se apresentam novamente às 11h) e atrações culturais diversas, como a abertura da exposição temporária “Aurora” do artista visual Denissena, às 10h; apresentação cultural do Grupo de Samba Mirim Raízes do Paraguaçu, às 10h30; apresentação do Grupo de Samba de Roda de Dona Dalva, de Cachoeira, às 14h. Em 15/3, as comemorações seguem às 20h com o espetáculo "Se pisar no meu pé eu grito!”, da Companhia Desabafo Teatral da cidade de Cruz das Almas (texto e direção de Hildebrando Sena). Depois, às 21h, acontece uma roda de diálogo com o elenco e a direção sobre as temáticas abordadas.
O evento
uma iniciativa da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/Ipac) – já é tradição na cidade e reúne pessoas de diversas regiões e de todas as idades que prestam homenagem ao grande poeta baiano, autor de Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro, entre outros. A responsável pela DIMUS, Fátima Santos, explica que o festival foi criado para homenagear o poeta Castro Alves e incentivar a juventude a usar a poesia para manifestar seus sentimentos. “Os poemas do grande poeta expressam o seu romantismo, o seu amor à pátria, além do intenso sentimento libertário”, acrescenta.
A coordenadora do PHCA, Diogenisa Oliva, acrescenta que, além de toda a programação especial, o público pode aproveitar para conhecer o museu que conta a história de Castro Alves e que vem realizando atividades diversas. "A cidade abraça maravilhosamente bem o evento. As outras cidades vizinhas juntam-se a nós. Passamos o ano todo preparando os festivais. No parque desenvolvemos cursos, oficinas, palestras, ou seja, o público pode usufruir dos projetos socioeducativos permanentes e que dialogam com os ideais de Castro Alves e de valorização da comunidade. Travamos uma batalha para manter viva a obra de Castro Alves para que a nova geração conheça seus escritos e compreenda a atualidade de sua obra", ressalta Diogenisa Oliva, coordenadora do PHCA.
Programação:
Dia 09/03
13h - 5º Festival Infantil de Declamação de Poemas de Castro Alves e 18º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves.
Dia 14/03
05h – Alvorada.
07h – Missa Festiva em homenagem ao Poeta Castro Alves (Igreja São João Batista).
08h – Abertura da Feira Cultural da Secretaria de Educação de Cabaceiras do Paraguaçu (Praça Castro Alves).
09h – Chegada do 1º Passeio Ciclístico em homenagem ao Poeta Castro Alves (Praça Castro Alves).
9h30 – Maratona do Poeta (Praça Castro Alves).
10h – Abertura da exposição temporária “Aurora” – Artista visual Denissena (PHCA).
10h30 – Apresentação cultural do Grupo de Samba Mirim Raízes do Paraguaçu (PHCA).
11h – Premiação dos vencedores do 5º Festival Infantil de Declamação de poemas e do 18º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves (PHCA).
14h – Apresentação do Grupo de Samba de Roda de Dona Dalva – Cachoeira/Ba (PHCA).
15h – Palco livre para homenagens ao Poeta (PHCA).
Dia 15/03
20h – Espetáculo "Se pisar no meu pé eu grito!”. Companhia Desabafo Teatral da cidade de Cruz das Almas/Ba. Texto e direção: Hildebrando Sena (PHCA).
21h - Roda de diálogo com o elenco e a direção sobre as temáticas abordadas.
Fonte: Ascom/ Dimus
Nenhum comentário:
Postar um comentário