O Grafite e seus poderes
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO - FACED
ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profa. Márcia de Freitas Cordeiro
2017.1
Aluno/Aluna: ISNARA GOTADO
Diário de Campo nº: 6
Data de realização: 06/07/2017
Local (tema do diário): CORREDOR 4° ANDAR
Horário de realização: 15:00h
O Grafite e seus poderes
A correria do dia-a-dia tem o poder de nos distanciar fisicamente das pessoas, mas as tecnologias conseguem nos aproximar, no entanto, desta vez foi a vez da arte, ela conseguiu me fazer sentir abraçada ao vê um grafite estampado na parede de uma sala de pesquisa (GRUPO REDEPECT) que fica FACED.
Caminhando pelo 4° andar, tive a curiosidade de olhar para dentro de todas as salas, quando uma de repente chamou minha atenção, dando uma acelerada no meu pobre coração. A sala fica à direita da escada, próxima à biblioteca, no lado oposto aos armários no corredor da biblioteca. Na sala, percebi um grafite me olhando, era um trabalho feito por meu melhor amigo que estava me visitando e dizendo que em mais um lugar eu não estava só. Seus traços bem detalhados geometricamente e com cores fortes, chamam atenção de quem passa. Naquele instante me peguei pensando, que sempre que sentir falta do Denissena, eu posso correr e passar um tempo admirando o seu grafite, e daí, me sentir acompanhada e fortalecida.
Para além da amizade e nostalgia, penso no quanto fico feliz ao passear pela FACED e perceber que muitas coisas tem mudado nesse espaço. Noutrora, todas as paredes tinham tons de cinza, branco e no máximo o marrom/bege. Mas,depois de muitas discussões,diálogos, (des)entendimentos já é notória a diferença e vida nos espaços. Os
pátios ganharam pinturas de grandes ícones e referência da educação, algumas salas também pegaram como exemplo e estão aderindo às cores que nos estimulam à novos desejos na aprendizagem. Muito diferente de alguns institutos como: ICS; PAFI, ISC, ADM, Direito e muitas outras, que tem suas extremamente sem vida, a Faced tem dado atenção às diferentes linguagens. Todo esse colorido, me faz remorar do tempo em que eu fazia parte do Projeto Rasuras, grupo de extensão que tem o nome de Letramento de Reexistência, tendo como objeto principal as expressões do hiphop e suas vertentes. O grupo era conduzido pela professora doutora Analú (Ana Lúcia Silva Souza) e os encontros aconteciam no Instituto de Letras, situado no bairro de Ondina, Salvador-BA.
Vê o grafite na Faculdade de Educação da UFBA, me faz acreditar na mudança que a universidade vem passando, na tentativa de abraçar todas as culturas e reconhecer as variadas formas de educar.
Segundo Angela Keimam(2005), letramento é uma prática de linguagem coletiva e colaborativa (sociocultural) que usa a língua escrita e a oralidade como meios de aprendizado contínuo e para todos. A leitura é uma das ferramentas e o professor, é um dos agentes de letramentos. A importância da leitura e o uso de diversos letramentos tem colaborado para a transformação positiva da sociedade que a exercita. A exemplo, o uso do hip-hop como comunidade negra usando os elementos- Rap,Dj, Grafite, Dança como ferramenta (Souza, 2011 )
Terminar de digitar.
Conheça as produções do artista visual Denissena no web site : www.denissena.com
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