Pages

Cativeiro + Bemba trio

Cativeiro, Bemba Trio e Performance graffiti por Denissena.
Largo Pedro Archanjo, Pelourinho. Sáb. 27/10, às 20h.

Arte na Pasta em casa



O menu do Pasta em Casa traz, como dizia o release, “a alta gastronomia para o balcão, inaugurando o conceito garagem gourmet na capital soteropolitana” através do talento do chef Celso Vieira Pinto. Com vivência na Itália e inspiração na Bahia, ele assina receitas de formatos diferenciados, levadas à mesa com simplicidade. Ainda segundo o release, ”são massas e pães artesanais, elaborados com farinha de grano duro importada e ingredientes de primeira qualidade, além de molhos e antepastos, com o sabor das regiões do Piemonte e da Toscana, na Itália. Tudo pronto, no balcão ou para entrega em domicílio. Destaque do cardápio, as massas recheadas são feitas a partir de receitas exclusivas. Entre as inovações estão triângulos de bacalhau com queijo cremoso, caramelle de brie com amêndoas, agnolotti de carnes silvestres, tortelli de frutos do mar e lasanhas variadasRecheios e molhos inovadores, com o toque da gastronomia baiana, também fazem parte do menu. Os pratos podem ser encontrados em embalagens com 250g (individuais) e 500 g”.
Além de massas secas, massas recheadas pré-cozidas e congeladas, molhos tradicionais e especiais, antepastos, tortas e quiches congelados (em tamanho individual e tamanho família) e pães e grissinisfeitos à mão, o restaurante ainda serve todo dia 29, no almoço, o Gnocchi da Sorte.
A arte na técnica giz de cera sobre parede é a formidável ideia de dialogar através de elementos simbólicos e figuras do cotidiano. As criações é do artista visual baiano Denissena, que produz diversas intervenções artísticas pela a cidade, principalmente no bairro Rio Vermelho. 

Jogos lúdicos no Kids

Aprender matemática através de jogos lúdicos. Área de ludicidade do Kids, Colégio Integral.

Arte por Denissena.
http://www.denissena.com/

Caboclo Boiadeiro - Xêto!

Respeitos a todos ancestrais Indígenaafro-brasil!
ILê Axé Oyó Bomin, Engenho Velho.

Arte graffiti por Denissena

Diálogo urbano


Dialogando nas ruas de Salvador, através da cultura street art.

Dialogando através das artes visuais nas escolas públicas


A convite da Escola Municipal Anísio Teixeira, localizada no bairro Gleba E, cidade Camaçari-Bahia, o  artista visual baiano Denissena levou aos alunos do ensino fundamental seus conhecimentos artísticos. Pode exibir o vídeo documentário "Arte na rua Salvador", produzido pela jornalista Karina Muricy da Faculdade de Julho em 2008, abordando a forte cena do graffiti baiano.http://www.youtube.com/watch?v=p9ujYMCiolk
Denissena  realizou a performance  graffiti e didática, utilizando a ferramenta spray , com a importante participação dos educandps, que deixaram suas marcas no muro interno da escola.
Denissena reconhece a importância da arte, em especial, o graffiti como meio de expressão, comunicação e transformação social.                                                                                                               " Ressalta o artista, que " A escola faz da comunidade Gleba E, hoje é  vítima da violência na cidade. Portanto, a arte é poderosa e faz com que o pensamento da humanidade avance. A juventude deve ser mais crítica e participativa na política, assim propagaremos mais mensagens de paz , progresso e evolução humana nas ruas , podendo tocar fortemente nos corações das pessoas." 


Mostra Agdás Urbanos no Caminho de Angola-Bahia no Foyer do Teatro SESC-SENAC Pelourinho


Agdás Urbanos retrata um elemento da cultura do Candomblé em interação com o contexto da cidade, em que oferendas, antes somente postas em locais naturais, hoje comumente são vistas em postes e sobre o asfalto. Haverá várias leituras dos expectador que irá visualizar e refletir sobre a obra composta por uma simetria de três objetos. Entretanto, é inegável a relação das cores com a religiosidade de matriz africana cultuada no Brasil, com suas entidades e ritos, a exemplo do arreio, ato de oferecer o alimento ao orixá. Nesse caso, a oferenda é a própria arte, são as cores, traços e conceito do autor que procura unir religiosidade à urbanidade, que convivem juntas na cidade do Salvador.
As cores representadas nos agdás simbolizam os orixás Xangô (representado pelo vermelho); Oxalá (branco) e Ogum (azul escuro), denominações dadas às entidades na nação Ketu. O número 'três' também representa a felicidade e a quantidade de orixás que acompanham e protegem cada indivíduo - de acordo com a cultura do candomblé, posicionados, um à frente, um atrás e outro sobre a cabeça de uma pessoa.
Os traços riscados nos pratos formam figuras geométricas junto com linhas que apontam para diversas direções, remetendo aos diversos caminhos que uma vida pode oferecer . Podem também significar atalhos, ou sinais de recomendação dos orixás aos seus 'filhos'.
Dentro de cada agdá, há um elemento que também representa o orixá. Ogum é o ferro; Xangô, o fogo; e Oxalá, a linha. Ferro simboliza a arma do guerreiro, fogo é a justiça que precisa queimar os erros e acender as verdades. A linha é o caminho, o 'seguir', a sabedoria do velho que traz a paz e cerra as portas do que já foi concluído no destino de cada um.


Abertura:08 de outubro, as 19h.
Local: Galeria de arte do SESC/SENAT, Centro Histórico, Pelourinho. Salvador -Bahia.
Quantidade de produções: 16 ágdas (técnica spray sobre cerâmica.
Artista visual: Denissena
Período: 08 de outubro a 03 de novembro 2012.
Horário de visita: Terça a sexta-feira, 12 ás 18h, sábados, domingos e feriados, 12h ás 17h.
Entrada gratuita

Visio. visita Galeria Street 66


Blog de denissena :denissena, Visio. visita Galeria Street 66
Salvador sediará a 1. edição VISIOpontos.

De 30 de novembro a 02 de dezembro de 2012 mais de 50 pontos ativos com programação especial no campo das Artes Visuais estarão de portas abertas esperando por você.
 
Um modelo informal e independente de festival que contará com a colaboratividade de galerias, museus, ateliês de artistas, cinemas, instituições culturais, cafés, praças públicas, dentre outros espaços alternativos, todos preparados para oferecer gratuitamente durante um fim de semana atividades como: mostras, intervenções, performances, workshops, instalações, projeções, live paint, etc.

Para participar como espaço ou artista escreva para visioponto@gmail.com
 
 

VISIO. visita Galeria Street 66

 
Lá encontramos uma plaquinha que diz: Universo de plasticidade contemporânea valorizando as tendências e conceito de cultura da Street Art na Bahia.
A galeria-conceito que ocupa a "garagem fashion" da loja de motos e acessórios Rota 66 em Salvador é realmente um muito legal por abrigar produções da cena artística local num contexto inovador com ressignificação espacial e o que é melhor, valorização da cultura urbana.

Sob a tutela de Antonio Fernando e curadoria de Denissena, o projeto que teve início em maio deste ano tem novos projetos de exposições e será um dos parceiros do Festival de Artes Visuais VISIOpontos que acontecerá no período 30/11 a 02/12/12.

Localização: Av. Juracy Magalhães, s/n (entrada do Horto Florestal). Tel (71) 9118-0458.
 
 
Exposição em curso: "Plugado" de Denissena.
http://visioponto.blogspot.com.br/2012/10/visio-visita-galeria-street-66.html

Vídeo documentário arte grafite Salvador


Vídeo documentário Arte na rua de Salvador, produzido pela aluna de jornalismo Karina Muricy em 2008. Faculdade 2 de julho, Salvador.
Entrevista com os escritores urbanos soteropolitanos Afro OMC, BOB, Coru, Denissena, Serveone, Miguel Cordeiro, Marcos Costa, Rodrigo Peace, RBK, Tami, Tiko Loko, Ufa Menezes e imagens/produções de importantes graffiteiros baianos.
Reconhecimento da ONG Projeto Cidadão, que vem desenvolvendo ações sociais através da arte-educação na comunidade Cabula e adjacências.
Vídeo / Imagens_ Marcelo Costa e Miguel Archanjo.

Salvador / Bahia - Brasil

3ª Edição - Intervenção Cultural urbana na comunidade Cabula 1


Ocupação dos espaços públicos, promovendo arte, cultura e cidadania através das linguagens artísticas na comunidade Quilombo Cabula 1.                                                                                

Produção de cenário pintado pelo artista visual baiano Denissena. A convite da Escola Evangélica de Salvador. O espetáculo foi apresenatdo no Teatro do ISBA.
A arte contribuindo com a natureza.