Formação contínuada - Escola Municipal Guerreira Zeferina
Na última sexta-feira do novembro negro, 29/11, foi realizada a formação especial e continuada na Escola Municipal Guerreiras Zeferina, Peripiri, Suburbana.
O formador, palestrante e prof. Dr. Eduardo Santana falou sobre a temática Influência da população africana e indígena na formação do povo soteropolitano, trouxe também a cultura do ciganos e a importância da memória da guerreira Zeferina, que viveu na primeira metade do século XIX e liderou o Quilombo Urubu.
Manhã enriquecedora , com muitas trocas de conhecimentos e afetividades.
Gratidão pelo convite.
#arteeducação #formação #art #smed #arte_ @operariocultural
A arte coletiva presente no III Festival da Primavera
A arte coletiva presente e pulsante na abertura do III FESTIVAL DA PRIMAVERA, UNEB, Cabula
O coletivo plugad@s dialogando, ressignificando os espaços públicos e sempre acreditando no poder da arte-educação e cultura.
#arte #coletivospulgad@s #uneb #art _ @operariocultural
III Festival da Primavera /UNEB
Programação artística no III Festival sa Primavera, UNEB, Cabula.26 e 27/11- 2024. Sinta-se convidado (a).
Guerreira Zeferina
Guerreira Zeferina foi uma líder quilombola que lutou pela liberdade e se tornou uma personagem importante das insurreições negras na Bahia no século XIX.
Era de origem angolense e fugiu dos abusos e violência de seus senhores. Fundou o Quilombo do Urubu, que hoje corresponde à região do bairro Pirajá e do Parque São Bartolomeu, em Salvador. Liderou a Revolta do Quilombo do Urubu em 1826. Foi presa por vários soldados e assassinada.
A história de Zeferina é transmitida oralmente e inspira mulheres batalhadoras. A Associação Quilombo Zeferina, no bairro de Pirajá, luta para manter viva a memória da líder guerreira e usa sua história como referencial na luta contra a exclusão social.
Fonte: virtual.
Linguagem arte digital. (#arte #pinturadigital #art). @operariocultural
Estética - Consciência Afro-brasileiro (a)
Pintura poética com aplicação da técnica acrílica sobre papel celulose de autoria do artista visual Denissena Fóssil, celebra a existência do povo preto (a). 20 de novembro é feriado na Bahia e outros estados do Brasil. Data que traz a afirmação, reflexão e posicionamento politico e cultural. @operariocultural
Assinar:
Postagens (Atom)