2º Encontro Arte e Graffiti - Expressões Poéticas na cidade Cipó/ Ba
O Segundo encontro produtivo do projeto Arte e Graffiti - Expressões Poéticas na cidade Cipó /Ba. As atividades foram realizadas nas datas 25 e 26 de maio de 2024. A primeira atividade realizada no sábado, foi a produção de molde vazado com o reaproveitado do papelão e o uso da tesoura e estilete parar cortar e vazar imagens a serem produzidas em série com a aplicação do spray ou outra técnica. logo depois a intervenção artística no muro externo do Colégio Estadual Tempo Integral Águas Termais de Cipó. A tarde, às 14h, a atividade foi realizada no Quilombo Cipó, mesmo com presença da sagrada chuva a produção foi realizada com a contemplação dos transeuntes na estrada. Os muros da comunidade quilombola foram ressignificados, com a produção de imagens iconográficas e mensagens inspiradas na identidade afro-brasileira. A noite, às 19:30, os jovens produziram a linguagem stikers (arte adesivo) na arte na praça da cidade e no domingo pela manhã, mais uma intervenção póetica e didática no muro em frente a praça. E no final, a entrega dos certificados, a esperada customização de camisetas, skate e avaliação interativa com os jovens cursistas em frente a Câmara Municipal de Cipó.
Foram dois encontros voltados ao ensino-aprendizagem, que transcendeu a auto-estima, inspiração, colaboração e afeto, com a forte presença da diversidade etnica-racial, gênero, lgbtqi+, religiosa e cultural.
Antes do segundo encontro, foi realizada a reunião virtual através do google meet, na data 23/05, às 18:30. Momento oportuno, que possibilitou o rico conhecimento sobre a linguagem arte digital, empreendedorismo e sustentabilidade através das artes visuais.
_____________________________________________________
Agradecimentos a Sol Leite, Thais Cristina, Felipe Souza, os talentosos jovens que participaram da oficina e apoiadores desse lindo projeto, financiado pelo Edital Paulo Gustavo /Ba, Nordeste - Brasil.
Gratidão
_____________________________________________________
@operariocultural
Cards. Arte e Grafite - Expressões Poéticas na Cidade Cipó / Ba
Cards. Divulgação do encontro virtual e o segundo encontro com as potencialidades do Arte e Graffiti- Expressões Poéticas na cidade Cipó/ Ba.
Momento de ensino-aprendizagem, inspiração e afeto. 25 e 26 e maio/ 2024, 09h às 12h e 14h às 17h. Cidade Caldas de Cipó, Sertão do Brasil. Edital Paulo Gustavo / BA.
___________________________________________________________
@operariocultural @artegrafitecipo
Força aos gaúchos (as)
A minha solidariedade através da arte. Momento é de solidariedade aos gaúchos que estão sendo atingidos pelas fortes chuvas. Força e boas vibrações. @operariocultural
Intervenção poética na Colônia Penal Lafayete Coutinho
O passo a passo do processo criativo e didático.
Oficina arte graffiti estimulando a expressão artística, poética e política dos talentos na Colônia Penal Lafayete Coutinho, que destina-se ao recolhimento de presos /internos condenados em regime semiaberto das Comarcas relacionadas no Provimento da Corregedoria.
A intervenção poética na unidade, foi o resultado de 04 meses de formação ministrado pelo artista visual Denissena Fóssil.
__________________________________________________
A arte cura, liberta , transforma e revoluciona vidas.
Projeto Reconstruindo o amanhã / UNEB.Edital 061/2023. Salvador - Bahia . Dez, 2023.
Fotos: Andrea Bethânia. @operariocultural
1º Encontro - Projeto Arte e Graffiti - Expressões Poéticas na Cidade Cipó / Ba
O primeiro encontro com a participação dos educandos (as) do projeto Arte e Graffiti - Expressões Poéticas na Cidade Cipó / Ba, foi produtiva, radiante e inspirador.
A atividade foi realizada em parceria com o Colégio Estadual Tempo Integral Águas Termais de Cipó (Sete), nos turnos matutino e vespertino. Na sala de aula foi aplicado o conteúdo teórico, o resumo sobre a importância da arte no meio social, e na atividade prática foi aplicado as noções básicas da linguagem desenho, que resultou belíssimas produções e foi provocado a criação autoral de personagens produzidos pelos educandos (as). Em seguida a produção de letras (tipografias), com a influência do movimento sócio, político e cultural hip hop. Na roda de conversa, o diálogo foi interativo através dos conteúdos didáticos aplicados, que possibilitou a projeção de imagens poéticas das intervenções de arte urbana espalhadas pelo território brasileiro. Foi aplicado também o rico conhecimento da teoria das cores e quase chegando ao final da atividade, a produção de imagens na linguagem argila, ou seja, criações poéticas produzidas através do barro encontrado na região. A imaginação poética, lúdica e política dos talentosos artistas transcenderam e a vontade de produzir arte é contínua, substancial, pulsante e necessário na contemporaneidade.
A arte cura, liberta e transforma.
Parabéns, talentos!
Salve a comunidade artística e quilombolas!
Grato, Felipe Souza, Sol Leite, Thais Cristina e a todos / todas que estão apoiando e colaborando. @operariocultural
Assinar:
Postagens (Atom)