O FLOW FESTIVAL é um evento conceitual inspirado nos movimentos que ocorreram na Califórnia na década de 1970. O projeto é uma experiência única, que une diversas expressões de arte urbana contemporânea. Com referências das culturas do surf e do skate, o evento pretende fomentar o cenário criativo da cidade de Salvador, principalmente o independente. A programação traz muita música, arte, moda, design, gastronomia de rua, esporte e oficinas de formação.
OFICINAS DE GRAFITE
Com o intuito de estimular a expressão artística de jovens do entorno do Trapiche Barnabé, compreendendo jovens do Comércio e Santo Antônio Além do Carmo, as oficinas serão sempre realizadas no espaço mencionado, abertas ao público e ocorrerão nas manhãs que antecedem o evento, contando com outras atividades que estarão acontecendo paralelamente, como aulas de skate. O acesso será livre, sujeito à lotação do espaço disponibilizado para realização da mesma. A escolha pelo grafite se deve ao grande interesse desses jovens pela cultura de rua, a transversalidade com a cultura de skate, o movimento hip hop e todo o conceito utilizado para a construção desse projeto. Acreditamos na grande adesão de jovens à oficina, trazendo um despertar para arte, estímulo à criatividade e novas formas de ver a vida para os participantes.
Metodologia:As aulas serão realizadas no turno da manhã, sempre antecedendo ao evento FLOW onde ficará exposto o resultado do workshop. As aulas tem a duração de 2 horas.
O artista visual e arte-educador baiano Denissena abordará a origem história, vertentes e seguimentos da arte urbana graffiti no processo teórico. No tempo destino à prática, os educandos aprenderão as noções básicas de desenho, cores, figuras humanas, tipografia, aplicação da técnica spray e molde vazados.
As inscrições serão gratuitas e terá no máximo 20 participantes. Três temas vão nortear as atividades desenvolvidas: a cultura Hip Hop, movimento do qual a linguagem graffiti é uma das formas de expressão, as culturas indígena-afro-brasileira e meio ambiente. Além de noções básicas de cidadania.O objetivo maior é contribuir para a inserção produtiva de 20 adolescentes e jovens, através da arte do Graffiti, agregando um olhar positivo dos comunitários contribuindo com a auto estima e potencialidade de talentos.
6ª Edição . 14 de março 2020, 09h. Trapiche Barnabé, Comércio. Salvador - Bahia. Brasil