A UNEB recebeu, na última quinta-feira (19), no Campus I da universidade, em Salvador, uma das esculturas que integram a 13ª edição da CowParade, uma exposição de arte pública internacional apresentada nas principais cidades do mundo.
A nova edição do projeto chegou a Salvador espalhando pela cidade vacas de fibra que ganharam a expressão de 60 artistas visuais locais.
A UNEB participa desta que é uma das maiores intervenções de arte urbana do mundo, recepcionando a “Vaca Roxinha Urbana”, do artista Denissena. A peça ficará em exposição, no Campus I da UNEB, por três meses.
A partir do uso da técnica de spray, Denis fez uma homenagem a Florinda Santos, “A Mulher de Roxo” – moradora em situação de rua que circulou misteriosamente pelo Centro Antigo de Salvador por décadas até falecer em 1997. “Ela foi uma personagem das ruas e a obra é uma forma de lembrá-la naquele que foi seu espaço de vida”, declarou Denis.
A Cow Parade surgiu em 1998 a partir da ideia do artista suíço Pascal Knapp que, em um evento, apresentou a outros artistas visuais a vaca como o modelo ideal para expressão da arte em uma tela tridimensional. O conceito se une a outras construções do imaginário, como a sacralização da vaca na Índia e a sua aparição nas artes ilustrando uma capa de álbum da banda Pink Floyd.
A “vaca artística” se espalhou pelo mundo através do advogado Jerry Elbaum que, encantado pela proposta, comprou os direitos da exposição e fundou nos Estados Unidos a Cow Parade Holding. Desde então 97 exposições já foram realizadas em 33 países, totalizando cerca de 500 milhões de espectadores.
“Foi uma realização pessoal participar da Cowparade, tive de estudar o formato para vencer os desafios de pintar em um suporte tridimensional que é mundialmente reconhecido”, declarou Denis. Foi o próprio Denis quem sugeriu trazer a sua “vaca artística” também para a UNEB, depois que ela ficou em exposição no Relógio de São Pedro e no Shopping da Bahia. Morador do Cabula, ele tem uma relação antiga com a Universidade, tendo participado do projeto de extensão Grafipaz, de oficinas de serigrafia e de campanhas visuais da instituição.
20
DEZ
Autor: Leandro Pessoa, Núcleo de Jornalismo/Ascom | Postado por: Wânia Dias às 13:25 h Clipping. www.denissena.com
Pintura do artista visual Denissena inspirada na emblemática Mulher de Roxo, que andava no centro de Salvador nos anos 80.
Projeto Cow Parade na Universidade do Estado da Bahia, com a exposição da vaca da fibra Roxinha Urbana pintada pelo artista visual Denissena, exposta em frente a Reitoria, Campus I, Cabula. No período de dezembro 2019 a março 2020, aberto ao público.