VIVA SÃO JOÃO IV
Tendo em vista a importância das tradições para a identidade cultural brasileira, se faz necessário criar mecanismos culturais que deem ênfase e transmitam os saberes populares. A exposição coletiva Viva São João, que já faz parte do calendário junino na cidade de Cachoeira/BA e, em sua quarta edição, trará obras em pinturas, gravuras e instalação, que representam tematicamente e na sua essência a cultura popular da região e, invoque a tradição nordestina e o próprio festejo junino, com um recorte no popular “porquinho de barro” o “Mealheiro/Mealheiro”, (cofrinho de dinheiro).
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o porquinho/mealheiro não é uma invenção tipicamente brasileira, mas de um engenheiro francês Sebastian La Pestre (século XVII) que calculando a produção de uma porca, que em seis anos poderia produzir seis milhões de filhotes, considerou animal perfeito para representar: Economizar. No entanto na cultura chinesa o porco é símbolo de fartura muito antes do século XVII.
Seja qual for a origem do porquinho como guardião da economia, nos festejos juninos ele é associado no Nordeste, também como forma de economizar dinheiro, mas para gastar nos festejos homenageando o santo da tradição, São João Batista.
Viva São João 4, reúne 15 artistas do Recôncavo, do Sertão, de Salvador e de São Paulo, os artistas com formação e influências diversas, experimentam maneiras diferentes para expressar ideias e sentimentos sobre o Mealheiro e os festejos juninos. Os artistas são: Billy Oliveira, Cristina Solimando, Denissena, Gabriel Ferreira, Gildemar Sena, Paola Públio, Pirulito, Sininho, Isabela Saifarth, Richard Russo, Tina Melo, Tau Tourinho, Vonaldo Mota e Zimaldo Melo.
A exposição será realizada no Espaço do Núcleo de Memória e Documentação – NUDOC/UFRB, na Rua Ana Nery, nº 09, Centro – Cachoeira/BA, ao lado da Casa Paroquial, com abertura no dia 13/06/2015, das 19:30 as 22:00 hs, e visitação de 13/06/2015 a 04/07/2015 de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 e das 14 às 17hs. No período Junino (sábado, domingo e feriados) visitação das 14:00 – 20:00hs).
Contatos: Márcia Schlapp/Curadora.