Denissena: “A arte como veículo de comunicação”
Com a crença no potencial da arte enquanto instrumento facilitador da aprendizagem, além de valorizar a cultura baiana e politizar crianças e adolescentes, o educador famoso por utilizar materiais recicláveis para produzir as suas obras artísticas, Denis Sena trilha caminhos entre o mundo do grafite e da educação. Há 18 anos dedica-se parte da sua vida a desenvolver diferentes linguagens artísticas para expressar as raízes africanas, e também, propor a consciência social.
Denissena vem ministrando oficinas e cursos de grafite em escolas públicas, particulares e organizações não-governamentais. Entre suas experiências de destaques, foi instrutor de grafite no Projeto Abrindo Espaços, da Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), no ano de 2002. Atualmente, ele é facilitador da oficina de artes plásticas do Projeto Cidadão, no qual leciona para as crianças e jovens residentes do bairro do Cabula I, possibilitando momentos de troca de experiências e de exercício diário da linguagem visual.
Para Sena, é importante abordar por meio do grafite e das esculturas as questões sociais, políticas, econômicas e culturais do nosso país. Por assim dizer, as artes visuais são aparatos genuínos de expressão, comunicação e resgate da autoestima de jovens artistas, que, muitas vezes, não têm um amplo acesso à cultura baiana e à educação.