Intervenção urbana na comunidade Cabula 1 é uma ação cultural dos artistas baianos Ricardo Correia músico, Denissena artista visual , Daniel Guitarreiro e convidados. Jovens residentes do bairro há mais de 20 anos. A idéia surgiu por necessidade de promover a arte na rua, despertando a interação de linguagens artísticas, envolvendo simultâneamente música e pintura na rua.O conceito é dialogar artísticamente com moradores e transuentes, que transitam pela movimentada Av.Estrada das Barreiras, que dar acesso a diversas comunidades. Outra importante questão é a democratização da arte nas ruas, que visa contribuir com a estética urbana, princípios de cidadania, resgaste das diversas manifestações culturais ,que nascem e resistem nas comunidades perféricas.Em tempo de transformações é necessário despertar o alimento arte, transcendendo conhecimentos e auto estima na vida das pessoas sem acesso à cultura.
Local: Caminho C, Rua 2, entrada do Conjunto ACM, Cabula 1.
Data: 25 de dezembro de 2011
Horário: 15h
Quanto custa? Entrada Franca.
Arte na CASE
A convite da CASE - Comunidade de Atendimento Sócio-Educativo, localizada na comunidade Beirú/Tancredo Neves. A banda de reggae Cativeiro, esteve presente, deixando mensagens positivas através da música e a interação com a banda percussiva da instituição. O artista visual Denissena dialogou através da plástica graffiti nas paredes internas da instituição, que abriga adolescentes e jovens em processo de ressocialização.Através da força da arte, foi um dia extremamente especial, marcante, vibrante para os educandos e toda comunidade da Case.
21 de dezembro 2011, 14h.
Agradecimentos a Móises Oliveira pela inicitiva e valorização da vida humana.
21 de dezembro 2011, 14h.
Agradecimentos a Móises Oliveira pela inicitiva e valorização da vida humana.
Ação no Bahia Café Hall
Performance spray sobre camisetas por Denissena, na gravação do PSi, Bahia Café Hall. Ação da Itapoan Fm.
http://www.denissena.com/
http://www.denissena.com/
Juntos somos mais
Oficina arte graffiti
Mostra Presépios Afro-brasileiros
Catarina Fest
Concurso grafite
A Convite do Colégio Iceia, Barbalho. Fui convidado a avaliar produções de alunos interessados por desenho, pintura, grafite e outras linguagens da arte contemporânea.
Na difícil tarefa de julgar as 3 melhores produções. O que mais fiz questão, foi de parabenizar a todos que produziram sobre a temática Consciência Negra. Percebi de fato, que todos que estavam presentes tem a natural vocação pra pintura e outras linguagens. O grande lance é estimular os jovens a produzirem arte, assim despertanto auto estima, príncipios de cidadania, senso crítico e claro, transformar-los em jovens politizados.
Performance no Mexe-up Ayê
Intervenção coletiva
I Bienal da Sustentabilidade com arte
Performance graffiti no Facomsom
Performance no Expoart
Performance de grafite (spray sobre tela) do artista visual baiano Denissena na Expoart 2011, Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, de 15 a 22 de novembro de 2011.
www.denissena.com
Ações Afirmativas
Arte na vitrine
Ilustrações Jornal Beirú
Customização
Resgate da ludicidade através da plástica grafite
Boate Casa Cor Bahia
Casa Cor Bahia 2011
Performance grafite no Palacetes das artes
Arte urbana no Coletivo Coca-cola na Bahia
Arte,educação, inclusão digital e social no projeto Coletivo Coca-cola, nas comunidades do Paripe ( Subúrbio Ferroviário), Nordeste da Amaralina e Santa Cruz, periferias de Salvador - Bahia / Brasil.
Arte urbana , graffiti por Denissena.
www.denissena.com
Conexão Brasil entrevista Denissena
http://www.youtube.com/watch?v=gvp48W9nCxg&feature=player_embedded
Samba em Construção
Ted=X Pelourinho
Ação social
Denissena no Colégio São Paulo
A convite da Profª de artes Joelma Araujo, o arte-educador e artista visual Denissena, foi entrevistado por alunos do turno matutino, no Colégio São Paulo, Itaigara.
O operário cultural Denissena, falou sobre sua história artística, arte ubana, as ações sociais desenvolvidas nas comunidades através da arte-educação e realizou uma performance de grafite no quiosque da insituição Colégio São Paulo.
www.denissena.com
Parede Galeria da UFBA
Coolers personalizados
Shopping Barra investe em campanha promocional para o Dia dos Pais
Motivado pelos ótimos resultados, o Shopping Barra, de Salvador, continua a investir em ações promocionais nos períodos de data comemorativa. Já aguardada pelos seus clientes, começou ontem (01/08) a campanha estilo compre&ganhe do Dia dos Pais, que prossegue até o dia 14 de agosto. A expectativa de aumento de vendas é de 11% em relação ao ano passado.
Nesse período, para levar para casa um cooler com arte exclusiva do artista visual Denissena, os clientes do Barra deverão acumular R$ 200 em compras feitas em lojas do shopping com cartões de débito ou crédito no período promocional. De posse dos comprovantes, os clientes devem se dirigir a loja da campanha na ala leste do terceiro piso e acrescentar R$ 10 para efetivar a troca. Compras aos domingos valem o dobro de brindes. Cada pessoa poderá retirar até três brindes. "Estimamos um aumento de 13% no fluxo de circulação devido ao Dia dos Pais", afirma Karina Brito, gerente de marketing.
Para divulgar a promoção, a campanha publicitária, assinada pela Rocha Comunicação, será veiculada em televisão, rádio, jornal, revista, empena e internet, incluindo redes sociais. A mídia indoor contemplará principais formatos de mídia de mall e painéis eletrônicos. Colecionáveis, os coolers têm ilustrações do Pelourinho e do Farol da Barra.
http://www.alshop.com.br/noticia.asp?ID_SHOW=9374
www.denissena.com
Arte grafite
Arte grafite na comunidade Cabula VI - Produção coletiva com educandos.
Colégio Est. Profª Elisabeth Chaves Veloso
Denissena no Colégio Integral
A convite do Colégio integral,o artista visual baiano Denissena ,realizou a performance de expressão da arte urbana e um bate papo com alunos do ensino fundamental e médio.
Denissena,tem acervos produções de arte nos ambientes internos no Colégio integral,instituição educacional,que visa a valorização cultural e artística na
Bahia.
http://www.integralweb.com.br/2011/07/a-arte-da-grafitagem/#more-1343
Festival de Música Café Hall
Programa Hoje em dia
A convite do programa Hoje em dia - tv Record, o artista visual baiano Denissena, falou sobre o reconhecimento do grafite, a nova lei que proibe a venda de sprays para menores de 18 anos, seu personagem Píver,que combate a intolerância religiosa através da identidade visual. Além de questionar sobre a falta de políticas culturais,a favor da inclusão social através da arte-educação nas escolas e comunidades periféricas.
Primeiro bloco do programa...http://www.youtube.com/watch?v=jm0HWgdeIWE&feature=feedf
Arte para o povo!
Palestra
A convite dos alunos de publicidade da Faculdade Helio Rocha, o artista visual Denissena, falou sobre sua experiência artística, artes visuais na Bahia, em especial o graffiti de rua,linguagem presente na cena urbana.
"Reconhecimento e transgressão são ingredientes importantes na arte graffiti."Ressalta o operário cultural Denissena.
Arte nouveau na estética urbana
Influência do arte nouveau nas produções do artista visual baiano Denissena.
G1 - Lei
Grafiteiros baianos comentam lei que proíbe venda de spray para menores.
Para alguns, lei irá instigar ainda mais os vândalos.
Para o mercado da arte, lei legitima o trabalho artístico dos grafiteiros.
Texto: Ingrid Maria Machado_ Matéria do G1 BA
Grafite de Denissena e Calangos (Foto: Divulgação).
A notícia pegou muito grafiteiro baiano de surpresa. O governo federal publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União a Lei 12.408 que proíbe a comercialização de tintas em embalagens aerossol a menores de 18 anos.
Para o grafiteiro baiano Denissena (http://www.denissena.com), presente na cena urbana baiana há mais de 10 anos, a "lei tem pontos positivos e negativos".
Ele explica que a pichação sempre andou lado a lado com o grafite, porque utilizam os mesmos suportes e as mesmas ferramentas, mas a principal diferença é o que está na cabeça de quem está atuando. "O que muda, na verdade é a consciência", diz o artista.
O operário cultural, como ele próprio se define, acha que o ponto positivo da lei é o reconhecimento do grafite como arte e o ponto negativo é que a pichação não vai diminuir com a lei.
"Com essa lei, a sociedade passa a reconhecer o grafiteiro como artista e não como marginal, algo que as galerias de arte no Brasil passaram a reconhecer na década de 80. Na Bahia o reconhecimento só aconteceu 10 anos depois", conta.
Assim como Denis, o coordenador do Projeto Cidadão, Jorge Nascimento, acredita que a Lei não irá diminuir as pichações. "Nosso trabalho é de consciência nas escolas públicas e particulares. Dentro da escola, os alunos picham carteiras e porta de banheiro. Com os seminários que apresentamos, os alunos passam a entender a diferença entre arte e vandalismo. Proibir a venda de spray só vai instigar mais os jovens que querem rebeldia", explica. O Projeto Cidadão atende a jovens e adolescentes com trabalhos de arte educação e o cargo chefe da ONG são as aulas de grafite.
Ex-pichador
A tinta marcou cedo os dedos de Elder Muniz, mais conhecido na cena urbana de Salvador como Calango. Aos 14 anos ele se denominava como pichador. "Eu escrevia frases de protestos nos muros da cidade. Parei com essa brincadeira quando completei dezoito anos e a lei já poderia me punir", relata o artista, hoje com 28 anos.
Calango é um dos mais promissores grafiteiros da Bahia. Seu estilo mistura cores vibrantes com detalhes minúsculos. "Passei a grafitar logo depois que parei de pichar. Envolvido com o mundo das artes, deixei de utilizar o muro como um suporte para o protesto e comecei a reconhecê-lo como tela". Assim como o colega de profissão, Denissena, Calango acredita que a lei não irá diminuir as pichações na cidade. "Eu acho que a lei não muda nada. Isso vai motivar ainda mais, já que para muita gente, quanto mais ilegal, mais atraente", diz. "O que deve haver é uma cultura da consciência", finaliza.
Um dos artigos da lei 12.408 define a diferença entre o que é pichação e o que grafite. O crítico de arte César Romero acha que a lei é ineficiente. "Não dá para entender os motivos lógicos da lei. Só um especialista pode diferenciar o que é um e o que é o outro. As vezes a pichação é confundida com o grafite e vice-versa", explica.
Customização de tenis
Encontro cultural no Gregor Mendel
A convite da Escola Gregor Mendel, o artista visual baiano Denissena,realizou performance graffiti e customização de camisetas, na técnica spray.
O Encontro Cultural 2011 promovido pela Escola Gregor Mendel,visa a valorização de diversas linguagens artísticas,possibilitando um novo olhar educativo através da arte,que está tão próxima ao ser humano.
http://www.denissena.com
Arte urbana na 9ª Semana Nacional de Museus
Performance graffiti na 9ªSemana Nacional de Museus, na Praça Municipal, Rua chile, Centro de Salvador.
Artistas visuais baianos Denissena, Tikoloko, Siri,Tito,Heider Black realizaram produções na técnica spray sobre tela. Ao som da DJ Maira ( Música brasileira). 18 de maio 2011, das 15:30 as 17:00h.
Praça Municipal, Rua Chile, Centro de Salvador-Bahia.
16ª Ação Global com arte
Comunidade Castelo Branco
CENPAH
A convite da instituição CENPAH, localizada na comunidade Novo Horizonte,Sussuarana.O artista visual baiano Denissena, realizou intervenções graffiti,com influências indígena-afro e palestrou,abordando a sua experiência com as linguagens visuais e o trabalho social que é desenvolvido em escolas.
Para o artista,reconhece que arte graffiti está muito próximo as pessoas e deve-se abordar temas sociais,a exemplos do racismo, intolerância religiosa e inclusão social.Infelizmente, ainda existe o analfabetismo visual no Brasil e muitos não conhecem o poder da arte.
19 de abril 2011, Dia do Índio!
http://cenpah.blogspot.com/
Denissena - aniversário da cidade Salvador
O artista visual soteropolitano e baiano Denissena, parabenizar a cidade Salvador por comemorar 462 de anos.
Entrevista para o programa TVE Revista , no dia 29 de março 2011.
Saudação a Iemanjá, rainha do mar!
www.denissena.com
Coletivo visio.
Intervenção graffiti nas escolas
A cena do grafite baiano
Matéria exibida no Programa Soterópolis - TVE , Canal Aberto.
Entrevista com as graffiteiras baianas: Tati, RBK, Ktia, MNK, Tami e o artista visual Denissena.Falam sobre a cena da arte graffiti,linguagem urbana e cosmopólita.
http://www.youtube.com/watch?v=_1IyDEqukPo
Livro Grafite: Sinais Urbanos
Assinar:
Postagens (Atom)